top of page

Biomas

Public·1 member

Expedição Amazônia

Divulgando o belo registro da Expedição Amazônia, coordenada pela bióloga Profa. Dra. Lucia Lohhman (IB/USP), com a participação do Prof. Dr. Alison Nazareno (UFMG) e demais colaboradores.


A pesquisa realizada na Floresta Amazônica tem como principal foco principal testar a Hipótese de "Wallace's Riverine Barrier".


A expedição na Amazônia resultou em obras que compõem a exposição "Para onde agora? Where to now? Aller où maintenant?", saiba mais em Quando arte e ciência caminham juntas, a Amazônia revive – #Jornal da USP


Saiba mais:



7 Views

Florística / Estrutura arbórea

Alguns trabalhos com a participação de integrantes do LabGeM sobre florística e estrutura de comunidades arbóreas.


Arborização:

ARAUJO, L.H.B.; NOBREGA, C.C.; SILVA, A.C.F.; VIEIRA, F.A. Análise quali-quantitativa da arborização da Praça Pedro Velho, Natal, RN. Agropecuária Científica no Semi-Árido, v. 11, p. 65-71, 2015. => PDF


Mata Atlântica:

DE ARAÚJO, L. H. B. et al. Spatial distribution and diametric structure of tree species in a Dense Ombrophilous Forest in Rio Grande do Norte, Brazil. Journal of Experimental Agriculture International, p. 1-10, 2018. => PDF


Caatinga:


10 Views

Conceito moderno de bioma


Evolução do conceito de bioma, considerando desde elementos básicos de distribuição da fauna e flora no espaço até modelagem preditiva e de reconstituição.


Ver a figura 6 de Mucina (2019) que indica o fluxo de abordagens ecológicas (esquerda) e evolutivas (direita), progredindo da fase observacional para a explicativa em direção ao conceito moderno de bioma.


MUCINA, Ladislav. Biome: evolution of a crucial ecological and biogeographical concept. New Phytologist, v. 222, n. 1, p. 97-114, 2019. https://doi.org/10.1111/nph.15609


22 Views
Cristiane Fajardo
Cristiane Fajardo
Nov 21, 2019

Muito mais complexo do que parecia!

gif

Queimadas na Amazônia

Essa foi a maior repercussão sobre queimadas para um bioma brasileiro.


O volume de notícias sobre o assunto, utilizando o termo de pesquisa "Amazon fires", atingiu pico em 21/08/2019. O interesse pelo assunto, numa escala de popularidade entre 0 e 100, se manteve acima de 50 até o dia 27/08/2019:



Entre os anos 2000 a 2019, os focos de queimadas nos biomas brasileiros predominaram na Amazônia, com exceções em 2011 e 2012, quando o Cerrado apresentou maior número de focos ativos de queimadas (90.600 focos em 2012), conforme dados do INPE.


Gráfico de barras ilustrativo da evolução dos focos de queimadas:



69 Views
Fábio Vieira
Fábio Vieira
Sep 03, 2019

Isso Cris e Fernanda.

Abaixo figura que contextualiza essa relação positiva entre desmatamento (influência antrópica) e o número de focos ativos de queimadas na Amazônia nos respectivos anos. Dados obtidos no INPE/PRODES. Fiz transformação logarítmica pra reduzir o efeito do viés (outliers e assimetria) das duas variáveis.

ree

O IPAM lançou uma nota técnica há duas semanas mencionando que o pico de focos de calor neste ano tem relação com o desmatamento e não com um evento de seca mais forte como se poderia imaginar. Inclusive eles mostraram que os dez municípios amazônicos que apresentaram o maior número de focos de incêndios também apresentaram as maiores taxas de desmatamento neste ano de 2019. Nota técnica disponível aqui.

Desmatamento na Amazônia

Taxa de Desmatamento da Floresta Amazônica entre os anos 1994 e 2018 (em Km²), conforme o INPE/PRODES:


ree
Fonte: INPE/PRODES/MMA

Houve redução da taxa anual média do desmatamento que era próximo a 20.000 km² para a atual taxa que varia entre 6.000 e quase 8.000 km².


Conforme o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), a meta para o ano de 2020 é que o desmatamento não ultrapasse 3.925 km²:


ree
Fonte: INPE/MCTI/Elaboração DPCD/MMA

Entretanto o aumento da taxa anual de desmatamento nos últimos anos indica uma ameaça ao atendimento do que foi estabelecido na meta do PPCDAm e no Plano Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), que é de 80% de redução até 2020.


78 Views
Fábio Vieira
Fábio Vieira
Jan 20, 2020

Como a Amazônia regula o clima do planeta, explicado pelo físico Paulo Artaxo, da USP:



A Amazônia leva umidade para as demais regiões do Brasil e até outros continentes. Veja a repercussão do desmatamento de três grandes florestas tropicais sobre o regime de chuvas na figura da Pesquisa FAPESP, adaptada do trabalho de Lawrence & Vandecar, 2015.


LAWRENCE, Deborah; VANDECAR, Karen. Effects of tropical deforestation on climate and agriculture. Nature Climate Change, v. 5, n. 1, p. 27, 2015.


    © 2016-2025 Fábio Vieira

    Podcast
    • YouTube - círculo cinza
    • Instagram - Cinza Círculo
    • Twitter - círculo cinza
    bottom of page